PR Inaugura navios de cabotagem marítima

Enquadrada nas ações dos 100 dias de governação, o Presidente da República, Daniel Chapo, inaugurou, na manhã de hoje (11), dois navios de carga que irão operar nas águas nacionais, escalando os principais portos do país. Trata-se dos navios pertencentes às empresas Dugongo Cimentos, SA e Cevitas Partner, AS.
Construído em 2011, o navio da Dugongo, registado com o nome de Prince Henry, tem um comprimento de 120 metros e Boca de 20,80 metros, um peso morto de 1.079 T, uma Arqueação Bruta de 9.129 T, e uma arqueação líquida de 4.009 T.
Prince Henry sairá de Maputo com cimento, escalando os portos da Beira, Nacala e Pemba.
O navio da Cevitas Partners, SA (CPG Phoebe) é um porta contentor, com capacidade de 144TEU (TEU é uma unidade equivalente a 20 pés de comprimento). Tem 78,10 metros de comprimento, 8 metros de largura e 8 de altura. Possui um peso morto de 2.310 T, uma arqueação bruta de 2.310 T e arqueação líquida de 1.079 T.
O navio da Cevitas irá demandar os portos de Maputo e Nacala, transportando carga diversa, com uma periodicidade de 2 vezes por mês.
Na cerimônia de inauguração dos navios, o Presidente da República realçou a pertinência dos meios e da consolidação da cabotagem marítima para a dinamização da economia nacional. Aliás, tal como destacou o PR, a viabilização da cabotagem irá, por um lado, impactar significativamente no descongestionamento das principais estradas do país, e, por outro, no desenvolvimento económico do país, dadas as vantagens que a cabotagem oferece no transporte de mercadorias, das quais o transporte de grandes volumes de carga numa única viagem e o aumento da competitividade.